Nota do CONRE

Carta de apoio à FEE – 23/11/2016
Segue abaixo a carta enviada aos Deputados Estaduais, se opondo à extinção da FEE – Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser
Prezados(as),
Tempos difíceis demandam clareza para diagnosticar e coragem para agir. Nesse contexto, o Conselho Regional de Estatística da 4.a Região (CONRE 4) posiciona-se contrário à proposta de extinção da Fundação de Economia e Estatística (FEE), instituição que atua no fornecimento de subsídios para processos de planejamento, monitoramento e avaliação de tomadas de decisão, tanto no setor público quanto no privado.
A nova economia percebe o conhecimento como seu novo e crucial fator de produção. Nela, o conhecimento torna-se um ativo, foco de investimentos e de incentivos para constante produção, manutenção, utilização e inovação. Por ser intangível, entretanto, a magnitude do valor desse conhecimento é, por vezes, pouco ou imprecisamente percebida.
A FEE é fonte de matéria-prima para construção de conhecimento e inteligência, possuindo o maior acervo de dados, estatísticas, análises e estudos socioeconômicos sobre o Rio Grande do Sul. Representa um patrimônio científico que é ativo de alto valor para o Estado, com a credibilidade e o respaldo de um nome construído por mais de quatro décadas, sustentado por um quadro de funcionários de alta qualificação e reconhecido por estar no patamar das instituições de pesquisa que são referência no país.
Sua extinção significa romper um sistema regional de estatísticas, dissolver o conhecimento consolidado e interromper a distribuição de importante ferramental aos que pensam e atuam no desenvolvimento socioeconômico da população Gaúcha, com consequências que trazem danos irreparáveis.
Com a convicção de que instituições produtoras de estatísticas públicas e oficiais necessitam de estabilidade, independência e autonomia na concepção de seus produtos, o CONRE 4 repudia a extinção da FEE e apela ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul para que retire esta proposta do pacote de reforma do Estado.
Rodrigo Coster
Presidente

Outras instituições que defendem a FEE

UGES em defesa da FEE

NÃO À EXTINÇÃO DA FEE O governador Sartori anunciou no fim de setembro uma série de medidas que segundo ele visa a recuperação econômica do estado. Além de muitas demissões o pacote visa a extinção de várias fundações do estado e privatizações de empresas. Nós...

ler mais

Nota da CEAPE em defesa da FEE

Um grupo de apoiadores da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE), patrimônio de toda a comunidade científica e da sociedade gaúcha, criou um documento para recolher assinaturas contra a extinção do órgão, anunciada no pacote de cortes pelo governador José Ivo Sartori.

ler mais

Nota da AFIPEA em defesa da FEE

A multidisciplinaridade e a formação qualificada de pesquisadores, analistas e técnicos garantem a consolidação de pesquisas tradicionais – são 25 indicadores e oito publicações produzidas regularmente, com séries históricas, metodologias e qualidade editorial reconhecidamente consistentes – e a inovação em frentes de trabalho surgidas de novas demandas do Estado. Atualmente, conta com uma equipe multidisciplinar de 36 doutores e 93 mestres pesquisadores.

ler mais

Nota Pública do IAB RS sobre o Pacotão do Governador Sartori

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, liderado pelo Governador Sartori, frente à grave crise financeira do Estado, a qual se arrasta por décadas, anunciou um pacote de medidas denominado “Novo Estado, Novo Futuro”. Anunciadas como propostas de modernização repetem velhas receitas que já se mostraram ineficazes, posto que medidas semelhantes implementadas pelo Governo Antônio Britto, não ajudaram a resolver a situação como foram acompanhadas do maior aumento da dívida pública do Estado em uma única gestão.

ler mais

Compartilhe