Nota da Associação dos Servidores da Fundação SEADE

MANIFESTO DE APOIO E SOLIDARIEDADE

A Associação dos Servidores da Fundação Seade – Assoseade, do governo de São Paulo, dirige-se à população gaúcha e brasileira, assim como a toda comunidade acadêmica e científica, com o intuito de expressar sua irrestrita solidariedade aos funcionários da FEE – Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, em face à ameaça de demissão de seu corpo técnico e riscos advindos da descontinuidade das atividades e extinção de sua instituição.

O conhecimento que vem sendo construído em instituições públicas brasileiras é considerado exemplar, por todos os que conhecem a qualidade dos trabalhos nelas realizados. Os esforços de organização e sistematização de séries estatísticas e análises, desenvolvidos pelas equipes da FEE, tem sido objeto de disseminação do conhecimento sobre a economia e a sociedade gaúchas. E, igualmente, sobre o que ocorre no Brasil e no Mercosul. Esses produtos e análises têm, ao longo dos anos, gerado conhecimento e informações que vêm apoiando decisões públicas e privadas.

O risco de extinção da FEE e demissão do seu corpo técnico, motivados pelas dificuldades orçamentárias vivenciadas em um momento de crise, contrasta com a necessidade de continuar a mover a máquina pública com base em informações qualificadas, fundamentais para o uso racional dos recursos públicos, aumentando sua eficiência e eficácia. Sem conhecimento técnico qualificado será muito mais complexa a tomada de decisão dos gestores públicos, pois estará privada de informações fidedignas, perdendo a capacidade de continuar a criar alternativas para desafios locais e regionais.

Nos irmanamos, por meio dessa nota, a outras instituições, corpos técnicos e intelectuais brasileiros e de outros países, que nesse momento se unem para reforçar a importância do papel da FEE, de seu corpo técnico, e para alertar que sempre é possível a construção de soluções menos traumáticas, pautadas no diálogo franco e aberto, única forma de prevenir uma perda irreparável à cidadania, caso implementadas as medidas em anúncio.

São Paulo, 22 de novembro de 2016

Outras instituições que defendem a FEE

UGES em defesa da FEE

NÃO À EXTINÇÃO DA FEE O governador Sartori anunciou no fim de setembro uma série de medidas que segundo ele visa a recuperação econômica do estado. Além de muitas demissões o pacote visa a extinção de várias fundações do estado e privatizações de empresas. Nós...

ler mais

Nota da CEAPE em defesa da FEE

Um grupo de apoiadores da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE), patrimônio de toda a comunidade científica e da sociedade gaúcha, criou um documento para recolher assinaturas contra a extinção do órgão, anunciada no pacote de cortes pelo governador José Ivo Sartori.

ler mais

Nota da AFIPEA em defesa da FEE

A multidisciplinaridade e a formação qualificada de pesquisadores, analistas e técnicos garantem a consolidação de pesquisas tradicionais – são 25 indicadores e oito publicações produzidas regularmente, com séries históricas, metodologias e qualidade editorial reconhecidamente consistentes – e a inovação em frentes de trabalho surgidas de novas demandas do Estado. Atualmente, conta com uma equipe multidisciplinar de 36 doutores e 93 mestres pesquisadores.

ler mais

Nota Pública do IAB RS sobre o Pacotão do Governador Sartori

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, liderado pelo Governador Sartori, frente à grave crise financeira do Estado, a qual se arrasta por décadas, anunciou um pacote de medidas denominado “Novo Estado, Novo Futuro”. Anunciadas como propostas de modernização repetem velhas receitas que já se mostraram ineficazes, posto que medidas semelhantes implementadas pelo Governo Antônio Britto, não ajudaram a resolver a situação como foram acompanhadas do maior aumento da dívida pública do Estado em uma única gestão.

ler mais

Compartilhe